domingo, 6 de setembro de 2009

CIEJA CENTRO INT ED JOVENS E ADULTOS - CAMPO LIMPO

Rua CABO ESTÁCIO DA CONCEIÇÃO, 176
PARQUE MARIA HELENA - Cep: 05854-060
Distrito: CAPAO REDONDO
DRE: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO CAMPO LIMPO
Telefone: 5816--370
E-mail: ciejanae5@prefeitura.sp.gov.br
2745 alunos matriculados
14 salas de aula
40 educadores

Um espaço democrático para Discutir valores? Questionar regras? Assembleia de alunos?
Aqui temos um lugar onde todos pode se expressar.

"Um dos grandes desafios da minha carreira de diretora foi transformar o CIEJA Campo Limpo num lugar em que os alunos se sentissem acolhidos e seguros para se expressar sem medo.

Há dez anos, quando assumi o cargo, a maior parte dos estudantes vinha da extinta Fundação para o Bem Estar do Menor, a Febem, órgão do governo do estado de São Paulo que abrigava menores autores de atos infracionais em regime de liberdade assistida.

Por isso, e pelo histórico de violência a que estavam acostumados, eles viviam em clima de medo e não estavam acostumados a ser ouvidos. Até hoje o perfil do estudantado é semelhante, mas, acreditando no papel da Educação como transformadora da realidade por meio da aprendizagem e da vivência cidadã, nossa equipe gestora conseguiu estabelecer um espaço de convivência democrática dentro da escola.

O projeto que elaboramos foi ambicioso. Abrimos as portas para a comunidade, oferecendo atividades esportivas e culturais e convidando os familiares para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, promovemos reuniões e outros eventos. Treinamos funcionários para receber os pais e ouvi-los a qualquer hora (e encaminhar as demandas para a equipe gestora).

No meio de tantas mudanças, tivemos uma ideia: construir no pátio um lugar específico e simbólico em que todos tivessem vez e voz. Quando há descumprimento de uma norma ou quando ela é questionada pelo grupo, é nesse espaço que discutimos a questão, de forma democrática.

Ali são realizadas assembleias de alunos para fazer combinados, reuniões de funcionários quando eles querem discutir assuntos relativos ao trabalho, encontros periódicos da comunidade escolar para decidir sobre a aplicação de recursos e, de vez em quando, até reuniões de professores para elaborar projetos.
E, como o lugar é pintado de azul, o batizamos de Piso Azul. É ali que discutimos valores, ética e responsabilidade.

A criação desse espaço democrático teve um impacto positivo em toda a comunidade. Porém são principalmente os alunos, que não estavam acostumados a ser ouvidos, os que mais usufruem. A cultura da discussão saudável contagiou a escola e os jovens se tornaram muito mais participativos: expressam opiniões e estão sempre dispostos a conversar entre eles, com os professores e com os pais, sem repressão e intolerância."
 Êda Luiz, 62, é pedagoga formada pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico e professora do ensino público desde 1966.
Há 10 anos dedica sua vida ao CIEJA do Campo Limpo, em São Paulo.




UMA DICA, VISITEM O ENDEREÇO ABAIXO,É UMA DELÍCIA
http://cafeterapeutico.zip.net./

Nenhum comentário:

Postar um comentário